terça-feira, 26 de julho de 2011

Acompanhamento feito pelo CEFAPRO do Projeto Sala de Educador no Município de Santa Terezinha



        No mês de abril  a professora formadora do  CEFAPRO Margarete Bonora, esteve nas  Escolas Estaduais Martiniano Carlos Pereira, Roberval Costa Reis  e Santa Teresinha fazendo o acompanhamento do Projeto Sala de Educador 2011 como acontece nas escolas do pólo de Confresa. Esse projeto de Formação Continuada faz parte das políticas públicas da SEDUC/MT e visa proporcionar aos profissionais da educação das escolas momentos de estudos e reflexões sobre temas pertinentes à educação e ao cotidiano escolar.
           Estes momentos de estudos são riquíssimos pois há uma troca de experiências entre os pares e dessa troca se constrói outros conhecimentos.
           Acompanho de perto essas 2 escolas de Santa Terezinha, orientando e auxiliando na medida do possível em seus estudos e discussões sobre inúmeros assuntos os quais são levantados pelos profissionais da educação.
          Participei do Sala de Educador nesses dias repassando aos profissionais sobre as orientações da SEDUC para 2011 e algumas alterações:  Orientativo do Sala de Educador com  Parecer nº 01/2011. Fiz uma fala sobre Formação Continuada e a relevância no crescimento profissional. Questionei aos presentes:

“O que a formação continuada significa para você hoje como um profissional da Educação ?”
              Foi apresentado também um vídeo sobre a importância do trabalho em equipe e em seguida foi feito algumas explicações, logo após  solicitei para o grupo responder um questionário sobre o Diagnóstico de Necessidades Formativas, o qual tem como objetivo levantar propostas de temas para serem estudados na formação continuada em 2011. Os debates ocorreram de uma forma muito produtiva onde  todos  tiveram oportunidade de expor as suas idéias, dúvidas e também sugestões para que a formação contínua aconteça de maneira produtiva e que venha de encontro com os anseios dos profissionais de educação.
   
          Obs: Essas escolas ainda não possuem BLOG,  mas a nossa meta para 2011 é estimular cada uma delas a criarem  o seu BLOG. Podendo assim utilizar como ferramenta pedagógica que venha contribuir com  a melhoria do processo de ensino aprendizagem de nossos alunos. 

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina  (Cora Coralina).

CONHEÇA AS AÇÕES ATRAVÉS DOS REGISTROS FOTOGRÁFICOS:


 Equipe gestora com a professora formadora
responsável pelo Sala  de Educador da Escola Estadual Martiniano Carlos Pereira









 Dinâmica de grupo.






Escola Estadual Roberval Costa Reis
                                            DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO DO GRUPO.






Esse é um espaço criado para que os formadores do CEFAPRO socializem as suas ações e formações nas Escolas do Pólo de Confresa:


PROJETO SALA DE EDUCADOR 2011.
POLO DE CONFRESA/MT.
                       Dentro das Políticas Publicas de formação continuada da SEDUC destacamos o projeto Sala de Educador, no qual todos os profissionais da educação  da escola se reúnem por áreas de conhecimento, por modalidade, por segmento ou como julgarem pertinente de acordo com  a pauta estudada. O objetivo deste projeto  é acima de tudo proporcionar um tempo específico de estudo, debates e sobretudo troca de experienciais entre os profissionais da escola . Cada professora Formadora do CEFAPRO  é responsável por determinadas escolas, sendo que acompanha  as ações da formação  continuada, orientando os projetos, dando suporte  teórico e metodológico.  Realiza as formações, quando solicitada, dentro das necessidades apontadas pelos profissionais. Essas formações ocorrem de acordo com as agendas e os recursos humanos da equipe formadora do pólo do CEFAPRO de Confresa.
                 A cada ano esse projeto vem sendo implementado pela SEDUC através de orientativos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade na educação de Mato Grosso através da Formação Continuada dos profissionais dentro da própria escola na qual desempenham as suas funções.